fbpx

A tecnologia em nossas vidas!

Por João Lopes — Em Artigo Autaza, Automação Industrial, Industria 4.0 — novembro 13, 2019

13

nov
2019

Como a tecnologia impacta positivamente nossa vida

Se eu te perguntasse agora, por que a tecnologia é importante e ajuda na sua vida, com certeza você teria mil exemplos a falar, incluindo esse de estarmos nos comunicando através desse blog.

Mas, fora as facilidades que ela proporciona no nosso dia-a-dia, nas nossas relações e em tudo que fazemos, chegou a hora de entender onde ela está presente e de que forma ela pode impactar positivamente a sociedade e consequentemente em nossas vidas.

Primeiro, pense em como era sua vida há 20 anos (se você nem era nascido, pense em menos tempo, 10, por exemplo).

Observe quanta coisa mudou de lá para cá de forma muito rápida e exponencial. Isso é o que chamamos de transformação digital e que, na verdade, vem ocorrendo há bastante tempo.

Tá, mas e como a tecnologia ajuda na sua vida?

Bom, você já deve ter ouvido falar em IA (Inteligência Artificial, que além de ser um filme um pouco antigo também é uma nova realidade da tecnologia). Se você parar para observar, esse termo já foi muito utilizado em filmes futurísticos, de robôs, e hoje é facilmente visto e comentado em reportagens na televisão e jornais, em cursos, em vídeos e etc.

Se ela está perto de virar realidade? Ela já é uma realidade e já faz parte da sua rotina, inclusive.

A IA está presente não só nas grandes indústrias mas também no seu dia-a-dia, através de soluções do nosso cotidiano como o GPS Google Maps que utilizamos no nosso celular, o próprio comando de voz que usamos no celular quando estamos com preguiça de digitar algo, como a Siri ou o “ok Google”, e simplesmente pedimos para o celular procurar por nós, e o que dizer da Netflix e do Spotify que utilizam da IA para, incrivelmente, selecionar os melhores filmes e músicas para nosso perfil sem que façamos absolutamente nada? Duvido você conseguir viver sem elas.

Sem esquecer dos carros autônomos que dirigem sozinhos e já estão sendo desenvolvidos, das smart TV’s que trazem uma nova leva de televisões altamente tecnológicas e diversos novos aparelhos que fazem desde vigiar seus filhos (Uma espécie de baba eletrônica moderna) até conversam com você através de caixinhas de som pela sua casa.

Percebe como algo que há anos atrás parecia coisa de cinema hoje faz parte do seu dia-a-dia de forma tão natural?

E por que ainda algumas pessoas não só não entendem como tem receio de que a inteligência artificial esteja mais presente em nossas vidas?

Porque as pessoas ainda não entenderam o conceito, propriamente dito, do que ela já representa e do que ainda pode fazer por nós quando falamos em soluções, isso em diversas áreas.

Só para se ter ideia, hoje já existem softwares funcionando com inteligência artificial capazes de detectar um câncer com mais de 90% de precisão, isso significa que muito mais pessoas podem ser diagnosticadas mais cedo e terem mais chances de sobreviverem a uma das doenças mais terríveis e que mais mata atualmente.

São tecnologias aplicadas a Machine Learning, Deep Learning, análise preditiva, Big Data Analytics e Internet das Coisas que estão transformando não só o jeito das empresas trabalharem e criarem processos, como também, tendo papel fundamental na vida da sociedade, e o melhor disso tudo é que estas tecnologias chegam como ferramentas para ajudar e não para substituir trabalhadores como muitas pessoas pensavam que seria antigamente.

Mas você pode se perguntar: e os empregos? A IA irá substituir o trabalho humano?

Bem, como citado brevemente acima, acredito que este também foi o medo de quem viveu no século XVIII durante a Revolução Industrial, o medo de trabalhadores perderem seus empregos para máquinas.

E o que aconteceu? Mais e mais fábricas foram surgindo, gerando inclusive, mais postos de trabalho, novas ferramentas e novas profissões.

Ou seja, algo completamente benéfico e que continua se expandindo ainda nos dias de hoje, que, desde o século XX está sendo visto da mesma forma através da Revolução Digital.

E isso atrelado a menos burocracia de processos, menos desperdício, mais lucro e uma infinidade de pontos positivos que fazem com que a tecnologia venha para somar e não dividir ou diminuir o trabalho humano.

Uma verdadeira multiplicação do potencial do mercado, sendo estimado para o próximo ano que a IA movimente mais de 125 bilhões de dólares.

São muitas novas formas de enxergarmos a tecnologia nos dias de hoje, e o mais importante é saber identificar como ela já está presente em nossas vidas, como lidamos com isso e de que forma ela pode ajudar ainda mais.

Ao invés de se perguntar “será” e se você se perguntar “e se”?

A tecnologia está em nossas mãos. Nós também podemos e devemos pensar em soluções que agreguem às nossas vidas e que possam impactar não só o ambiente em que estamos inseridos, como toda uma sociedade.

Um bom exemplo disso está no uso industrial da IA, como o caso da Autaza, que utiliza em seus produtos, como o Autaza Hybrid, o Autaza Paint e o Autaza Aero por exemplo, tecnologia para fazer inspeção de qualidade em empresas, proporcionando método inteligente, menos retrabalho e menos desperdício (mais economia), otimização da manufatura e claro, aumento de eficiência e redução de tempo nos processos de qualidade, servindo como uma ferramenta que agrega e muito no trabalho do fiscal de qualidade.

Ou seja: repensar para solucionar. Talvez você ainda tenha dúvidas sobre os impactos da tecnologia, mas com certeza você não vive mais sem ela, então, que tal fazer parte dela?

Entre em contato conosco e tire suas dúvidas sobre os produtos e serviços oferecidos pela Autaza.

Fale conosco