fbpx

Conheça as mulheres que fazem a diferença na indústria automotiva

By Isadora In Artigo Autaza, Automação Industrial, Industria 4.0 — March 20, 2020

20

Mar
2020

Você sabia que foram as mulheres que inventaram muitas das soluções fantásticas que conhecemos hoje para os carros? Mulheres ousadas, criativas e ambiciosas que criaram desde acessórios de segurança, passando pelo design interior e exterior, até inovações nas pistas de corrida. A canadense Florence Lawrence, por exemplo, foi a inventora das luzes de seta e de freio dos automóveis. Até então, motoristas faziam gestos com os braços pelas janelas para indicar que iriam fazer uma curva. 

Em 1920, em entrevista ao New York Times, ela declarou: “A mulher comum faz seus próprios reparos. Ela é curiosa o suficiente para investigar cada pequeno ruído em seu carro, e remediá-lo”. Florence desenvolveu uma dupla de bandeirinhas para serem fixadas atrás dos para-lamas. Quando ativada por botões elétricos dentro da cabine, uma bandeirinha se levantava, indicando a direção da curva a ser feita. Na traseira, uma placa com a palavra “Stop” (pare ou parada) era ativada automaticamente quando o pedal de freio era acionado.

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Autaza preparou uma lista especial em homenagem às mulheres que lideram atualmente a indústria automotiva. Acreditamos que a diversidade de gênero resulta em mais inovação e potencializa os resultados de qualquer startup que deseja estar à frente num mercado hipercompetitivo. 

Vemos um grande movimento acontecendo dentro das empresas e o aumento de mulheres ocupando espaços de liderança que antes eram exclusivamente masculino. Confira abaixo a lista das mulheres mais poderosas na indústria automotiva:

Resultado de imagem para Mary Barra

1 – Mary Barra, a mais poderosa do Mundo

Entre as mulheres da indústria, Mary Barra ostenta o título de “a mais poderosa do mundo” pela Forbes. É a Diretora Executiva e Presidente da General Motors Company. Ocupa a posição de CEO desde 2014, e ela é a primeira mulher a ser CEO de uma grande montadora global.

Resultado de imagem para Ana Theresa Borsari

2 – Ana Theresa Borsari, CEO da Peugeot

Ana Theresa é a primeira mulher a comandar as operações comerciais de uma montadora no Brasil, e vem transformando o modelo de negócio da empresa a partir da sinergia e dinamismo de sua gestão. Foi a responsável pela fusão das Marcas PEUGEOT e Citroën na Eslovênia, até retornar à França para dirigir a área de comércio da PEUGEOT.

Resultado de imagem para Linda Jackson

3- Linda Jackson, CEO da Citroën

Linda Assumiu o cargo de CEO da marca em junho de 2014. Foi eleita a britânica mais influente no mercado automotivo em 2017 pela Auto Express.

Resultado de imagem para Elena Ford

4- Elena Ford, vice-presidente da Ford

Elena é vice-presidente da Ford desde 2013 e foi a primeira mulher da família a ocupar um alto cargo executivo dentro da companhia. Responsável pelo setor de Marketing, Vendas e Serviços, ela ainda atua nos conselhos do Instituto Josephine Ford Cancer e do Hospital Henry Ford.

Resultado de imagem para Linda Hasenfratz

5- Linda Hasenfratz, chefe-executiva da Linamar

Linda é chefe-executiva da Linamar – uma das maiores fabricantes de autopeças do Canadá. Ela comanda a Produção em 13 países espalhados por Ásia, América do Norte e Europa. Em 2015, foi incluída no Canadian Business Hall of Fame e venceu o Prêmio Nacional EY de Empreendedorismo em 2014.

Estas são algumas mulheres que nos inspiram e deixam grandes marcas na história. Estamos ganhando cada vez mais espaço e mais voz em toda a sociedade. Qual a sua opinião sobre o tema?  Comenta aqui e diga o que achou desta matéria. 

Beatriz Bevilaqua, journalist and passionate about technology!