Autaza

O drone e sua entrada na indústria

By Isadora In Automação Industrial

31

Aug
2020

Os drones são veículos aéreos não tripulados controlados remotamente. Como muitas das tecnologias do século XXI, os drones tiveram seu desenvolvimento para uso militar e seus objetivos eram a princípio espionagem e carregamento de armamento. Theté hoje o desenvolvimento pesado na pesquisa de VANTs são realizados principalmente por militares.   

A partir dos anos 2000, houve um grande avanço no mercado de drones para o uso civil. As pessoas já poderiam comprar drones em lojas físicas para uso doméstico e utilizar para funções como tirar foto de eventos e paisagens. Quem adquirir um drone, deve-se atentar que o equipamento não é um brinquedo. Os drones emitem e recebem sinais de rádio que podem sofrer interferência podendo causar acidentes, ou causar interferências em outros equipamentos. 

 Aqui temos algumas dicas para se atentar antes e durante um voo: 

  • Pesquisar sobre suas informações e aplicações 
  • Procurar conhecer as limitações do equipamento 
  • Conferir a homologação do drone na Anatel 
  • Portar o manual sempre que utilizar o drone 
  • Respeitar as limitações do equipamento 
  • Procurar consultores e treinamentos para qualificação

Com a entrada dos drones para o mercado civil, diversos empresários viram a possibilidade de utilizá-lo em demandas na indústria. Atualmente já podemos ver aplicações diretas em diversos setores, principalmente se tratando de aquisição de imagens e vídeos de locais de difícil acesso e de grandes dimensões. Por exemplo, pode-se encontrar algumas aplicações na agropecuária como contagem de gado, analisar plantações, detecção de pragas e outros. Também muito utilizado para inspeção aérea de oleoduto, indústria eólica, na publicidade, segurança pública, construção civil e outros. 

Para a inspeção aérea utiliza-se softwares que se tem de entrada os dados brutos adquiridos pelo drone em um voo. Por meio de algoritmos inteligentes os sistemas podem gerar dados como fotogrametria, medição de áreas, curvas de nível, modelos digitais de terreno, volumetria, identificação de objetos e outros. 

The Autaza conta também com a Empresa parceira VoeFuco for a prestação operacional dos serviços com produto Autaza Aero, sistema que realiza inspeção de aeronaves para indústria aeroespacial. Este desenvolvimento utiliza das imagens adquiridas pelo drone e processamento de imagens com inteligência artificial para identificar defeitos de amassados e quedas de raios durante o processo de manutenção da aeronave. 

Gostaria de saber mais sobre o assunto? Assista nosso bate-papo que conversamos sobre a importância do drone na indústria!  

Clique no link para acesso: https://www.facebook.com/autazatech/videos/604985843716217