Autaza

Os pilares científicos da Autaza

By Isadora In Automação Industrial

29

Sep
2020

A Autaza é uma startup especializada em visão computacional e inteligência artificial para inspeção de qualidade na indústria. Possui produtos de prateleira principalmente para os setores automobilístico, aeroespacial e de vidro, como o Autaza Paint, que realiza uma inspeção de pintura em peças pintadas. Para demandas que as soluções prontas não se adequam, a Autaza realiza provas de conceitos e desenvolvimentos em parceria com empresas.

Os produtos e desenvolvimentos da Autaza, seguem um fluxo similar, respeitando quatro pontos:

  • Aquisição de imagens ou dados 3D
  • Criação de um banco de dados representativo ao processo do cliente
  • Treinamento de uma inteligência artificial para identificação e classificação de defeitos
  • Geração de um relatório inteligente customizado ao cliente

Nesse fluxo destaca-se 4 conceitos científicos básicos para o desenvolvimento de novas soluções e ferramentas.

  • GEOMETRIA

Os fundamentos de geometria são de extrema importância para nossos projetos, seja para calcular a distância focal da câmera, posicionamento do sistema, transformada de coordenadas, e outros.

  • CÁLCULO

O fundamento matemático base da engenharia faz parte de todos nossos projetos, sejam cálculos de limites, derivadas ou integrais. Fazem parte de nossos processos de otimização de métodos, cálculos de características, criação de novas ferramentas, inteligência artificial e outros.

  • PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

Através de medidores estatísticos são qualificados os processos da indústria, possibilitando controlar o padrão de qualidade dos produtos. Além da Autaza estar inserida nesse processo, todos nossos projetos de hardware e software passam por procedimentos de validação estatística antes de estarem disponíveis aos nossos clientes, se comprometendo a atingir o padrão de qualidade estabelecido pela indústria.

  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A inteligência artificial possibilita ao software realizar identificação e classificação de defeitos baseados em um banco de dados representativo com o processo do cliente. Além de eliminar a subjetividade do inspetor, o sistema possui alta assertividade, robustez, repetibilidade e reprodutibilidade.